Atenção aos riscos!
Classificar o material antes do transporte, entender sobre o produto transportado, saber suas propriedades físicas e vulnerabilidades são essenciais para que não ocorram imprevistos dentro do processo logístico. Também vale ressaltar que são estipulados limites máximos para a quantidade permitida de transporte de cada produto.
Solicite uma visita sem compromisso com um de nossos consultores.
Teremos prazer em conhecer você e te ajudar!
Temos profissionais certificados pela ANAC, certificações necessárias para a sua demanda e autorização para o transporte de cargas perigosas emitidas pelos órgãos:
De acordo com a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), artigos perigosos são “artigos ou substâncias capazes de apresentar sério risco à saúde, a segurança, a propriedade ou meio ambiente e que constem na lista de mercadorias perigosas das Instruções Técnicas”.
Devido a estes riscos, o transporte aéreo de químicos classificados requer um rigoroso processo de preparação pré-embarque. Este processo, por sua vez, é regulamentado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) por meio do Dangerous Good Regulation (DGR) que tem como base as Instruções Técnicas da ICAO.
Cada organização ou indivíduo envolvido neste processo é responsável por garantir a segurança da operação, mitigando os riscos, portanto, o embarcador deve seguir as instruções de embarque e preparar o material seguindo 6 passos principais:
1º lugar no segmento de "entregas logísticas", sendo a única entre as 100 melhores .
O transporte de cargas perigosas é definido como a movimentação de produtos que podem oferecer riscos à saúde, ao meio ambiente ou à segurança da população. Portanto, produtos químicos, inflamáveis, substâncias tóxicas, gás natural, petróleo, derivados e armas são exemplos desse tipo de mercadoria.
A movimentação desse tipo de produto recebe uma atenção diferenciada dentro da cadeia de fornecimento devido ao elevado risco para os envolvidos no transporte e para o meio ambiente. Então, para transportar esse tipo de carga, são exigidos alguns cuidados para que se evite ao máximo qualquer tipo de imprevisto que venha a causar algum acidente durante o trajeto.
Aliás, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) especifica os tipos de embalagens que devem ser utilizadas para determinados produtos. Além de informar as sinalizações de acordo com os padrões impostos pela própria entidade.
Portanto a escolha do modal a ser utilizado deve ser feita baseada em vários fatores, como o produto a ser carregado, distância, localização, entre outros. Inclusive é importante que o transporte esteja alinhado às necessidades do material.
Transporte de produtos e insumos químicos: como realizar de forma eficiente
Para transportar produtos e insumos químicos os órgãos regulamentadores são extremamente exigentes. Atender esses mercados requer soluções logísticas eficientes, para agilizar a entrega dos produtos na hora certa e no destino solicitado. Nessa perspectiva, o transporte de produtos químicos demanda um grande know how nesse tipo de tarefa. Contar com a ajuda de uma empresa capacitada é uma estratégia inteligente para maximizar os ganhos e minimizar os custos. É importante que os gestores avaliem alguns pontos da empresa a ser contratada. Afinal, a relação é mais uma parceria, o que faz com que ambos tenham os mesmos propósitos e estejam comprometidos para que um bom trabalho seja feito.